segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Pesquisa revela o que os jovens do século XXI pensam sobre os relacionamentos modernos.

Um estudo realizado na Universidade de Brasília com jovens solteiros entre 18 e 25 anos teve o objetivo de obter as impressões e visões à cerca dos relacionamentos modernos. A pesquisa foi realizada através de grupo focal, que consiste em reunir algumas pessoas com características em comum os quais discutem à cerca de um assunto polêmico. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com o que foi exposto pelos participantes bem como suas expressões. 

O grupo foi dividido em “liberais” e “conservadores” onde cada subgrupo foi composto por três mulheres e três homens. Para dividi-los foi utilizada uma entrevista de triagem. Observou-se a postura dos candidatos, a facilidade para discutir temas relacionados ao assunto e o perfil. Para ser selecionado, o candidato deveria ser desinibido, bem resolvido sexualmente, ter opinião própria sobre o assunto e responder a maioria das perguntas tendendo para um dos perfis (conservadores ou liberais).

Os escolhidos “liberais” deveriam discordar com os velhos preceitos de relacionamento (casamento, namoro sério, fidelidade) e aceitar as novas posturas (relacionamentos abertos, libertinagem, sexo durante o namoro). Já os “conservadores” deveriam cultuar os velhos relacionamentos (namoros sérios, casamento, fidelidade, sexo só depois do casamento) e não concordar com as novas posturas.

O debate foi composto por três tópicos: namoro, casamento e divórcio. Dentro do tópico namoro, foram discutidos “lugar ideal para encontrar um grande amor”, “como acontecem as conquistas amorosas” e “qual era a opinião sobre sexo durante o namoro”. No tópico casamento, questionou-se sobre a pretensão de se casar e se é necessário formalizar o matrimônio na igreja e no civil.  Por fim, discutiu-se sobre o divórcio, a volatilidades das relações e se tentariam manter o relacionamento mesmo em crise.

Quando os jovens foram perguntados sobre como ocorrem os namoros, todos falaram com muita propriedade. Para os liberais, qualquer lugar pode ser propício pra encontrar alguém, seja balada, bar, faculdade, encontro de amigos, shows, etc. Já os conservadores concordaram que “há lugares específicos para encontrar um grande amor”. Eles acham que as baladas e shows não proporcionam a chance de conhecer bem as pessoas. Ao final, o grupo concordou que existem lugares específicos para encontrar o tipo de perfil que esteja procurando “[...] você tem que adequar o perfil pretendido às suas necessidades e procurar o que pretende [...]”.

Em um segundo momento, os participantes foram questionados sobre como ocorrem as conquistas. Inicialmente as mulheres liberais e as conservadoras concordaram que deveriam ser tratadas de forma diferente pelos homens “[...] a mulher deve ser tratada de forma diferente [...]”. Já os homens liberais disseram que a forma de conquistar difere de um ambiente para outro “[...] depende do lugar, analiso antes de me aproximar [...]”. Além disso, enfatizaram que apesar de gostar de conquistar uma mulher, acham que as mulheres deveriam dar mais abertura para isso “[...] às vezes eu curto mulheres que tem atitude [...]”. Por outro lado disseram que não gostam de mulheres muito “jogadas” “[...] se todo mundo pegou, eu não pego [...]”. Os conservadores acreditam que “[...] a conquista é um processo... não ocorre em um único momento [...]” e que “[...] a mulher é uma jóia preciosa e que deve ser conquistada [...]”. Todos concordaram que mulheres muito fáceis não são para ser levadas a serio “[...] sinto atração pelas “piriguetes”, mas não par namorar [...]”.

Quando foram perguntados sobre sexo no namoro, os participantes ficaram nitidamente incomodados. Os conservadores se sentiram mais à vontade para explanar suas posições. Na visão deles o sexo só deve ocorrer “[...] no ápice do relacionamento, por isso só depois do casamento, com uma única pessoa [...]”. Ainda enfatizaram que “[...] o sexo no namoro é pecado [...]”. Já os liberais defenderam a ideia de que o sexo faz parte das relações humanas e que é necessário para a escolha correta do parceiro “[...] e se você casa com uma pessoa... e essa pessoa não te satisfaz sexualmente? [...]”.

A pesquisa quis saber também quais são as perspectivas de cada grupo quanto ao casamento. Observou-se que todos, tanto os liberais e quanto os conservadores, pensam em constituir uma família “[...] procuro alguém pro resto da vida [...]”. Porém alguns liberais acham que é possível viver feliz com os irmãos e amigos “[...] as pessoas podem ser felizes com outras coisas... casamento não é garantia de felicidade pra ninguém [...]”. Quando foram perguntados sobre a necessidade de haver um contrato civil e religioso, os conservadores mantêm as ideias antigas e acham que o casamento é um rito de passagem e é necessário “[...] documento e aliança é uma conseqüência do amor, quem não aceita se casar, tem alguma coisa estranha [...]”. Já os liberais acham que não é necessário comprovar que ama alguém “[...] uma união estável também é um acordo [...]”.

Quando foram perguntados como reagiriam às crises de um futuro casamento, todos concordaram que as relações estão muito voláteis. Alguns liberais preferem “[...] jogar fora ao invés de consertar”, porém outros concordaram que “[...] depende do interesse do casamento, mesmo sem amor e sem paixão, ainda mantêm o companheirismo [...]”. Já os conservadores acham que o casamento tem suas dificuldades, mas que deve ser cultivado mesmo com todos os problemas que possam ocorrer.

Não houve diferenças ideológicas entre os homens e mulheres conservadores. Por terem uma visão religiosa bem definida compartilham as mesmas opiniões. Entre os liberais houveram muitas discordâncias. Algumas mulheres liberais são rigorosamente feministas e por isso repudiam qualquer "encantamento" idealizado pelos conservadores, outras ainda sonham ser tratadas de forma "diferente "e possivelmente constituir uma familia. Mas em geral são mulheres que valorizam o livre arbítrio e se posicionam quantos às suas posturas. Os homens liberais também foram um pouco contraditórios, alguns valorizam algumas velhos preceitos, mas outros gostam das novas posturas.

Portanto concluiu-se que os jovens solteiros da atualidade ainda mantêm alguns velhos preceitos em suas relações amorosas, porém vê-se claramente uma confusão ideológica entre os liberais. Os jovens conservadores, em geral, seguem regras bíblicas, já os liberais cultuam alguns velhos preceitos talvez por fazem parte da “ética” das relações ou por uma questão moral. 

Ficou claro que muita coisa mudou nestes últimos anos quando comparamos os namoros dos nossos pais aos nossos, mas alguns resquícios da velha "historia de amor" ainda existe o/ .Talvez porque podemos optar por uma postura ou outra , mesclar um pouco daqui e dalí, afinal nosso livre arbítrio está garantido!

Agora queremos saber de você, de que lado você está?



Nenhum comentário:

Postar um comentário